sábado, 19 de novembro de 2011

«Arouca Geopark é um dos melhores do mundo»

CONGRESSO INTERNACIONAL DE GEOTURISMO

TERMINOU COM UM BALANÇO MUITO POSITIVO



Após quatro dias de Congresso Internacional de Geoturismo, em Arouca, na sessão de encerramento foi proclamada a “ Declaração de Arouca “. Anunciou-se, ainda, um novo evento a realizar no próximo ano no “ Arouca Geopark “, as I Jornadas Nacionais de Geoturismo.


Em 2012, o território de Arouca também vai acolher a 11.ª Conferência Europeia de Geoparques, um evento de grandeza mundial. A “Declaração de Arouca” surge da necessidade de «clarificar o conceito de geoturismo».

Segundo esta, entende-se que geoturismo é «o turismo que sustenta e incrementa a identidade de um território, considerando a sua geologia, ambiente, cultura, valores estéticos, património e o bem-estar dos seus residentes».

Margarida Belém, presidente da Associação Geoparque Arouca, frisou que este é um «marco importante» deixado neste congresso.

Cecília Meireles, Secretária de Estado do Turismo, que presidiu á cerimónia de encerramento do congresso, classificou o geoturismo como «um produto de inovação», num país que «é mais que sol e mar».

A governante disse, ainda, que em matéria de turismo o «Governo não pode fazer tudo sozinho. A sua missão é promover e incentivar».
A declaração que marcou o dia de encerramento foi a de Jonathan Tourtellot, que classificou o Arouca Geopark como « um dos melhores geoparques do mundo ».

Uma afirmação que recebeu o aplauso efusivo de toda a plateia. Das variadas sessões, decorridas entre 9 e 13 de novembro, com mais de centena e meia de participantes, provenientes de 10 países diferentes, Alemanha, Eslovénia, França, Espanha, Islândia, Polónia, Estónia, Estados Unidos da América, Brasil e Portugal.

Deste encontro, resultou uma Declaração de Arouca, proposta pela Comissão organizadora, em parceria com o Centro para os Destinos Sustentáveis da National Geographic Society que clarifica o conceito de Geoturismo.

As pessoas, os seus usos e costumes, as tradições, a cultura, a etnografia e a gastronomia são elementos que integram o geoturismo, juntamente, com a geologia.


O Geoturismo é o turismo que promove a identidade de um destino e o seu desenvolvimento sustentável oferecendo a possibilidade de descobrir e vivenciar de um modo genuíno experiências enriquecedoras.
Por tudo isto, geoturismo não significa turismo de massas, significa sim que num determinado território há algo de diferenciador e, acima de tudo, a qualidade garantida para quem o visita.

O Arouca Geopark é um dos destinos de qualidade certificado ela EGN/GGN sob os auspícios da UNESCO.

Durante este Congresso Internacional de Geoturismo em Arouca debateram-se importantes temáticas para a clarificação do conceito de geoturismo nas suas diferentes vertentes, como por exemplo:


A educação e ciência;
O desenvolvimento sustentável;
O património e inovação;
A promoção de sinergias e parcerias
Marketing e comunicação;
E Geoparks como territórios de excelência.

Procurando ir ao encontro das necessidades identificadas ao longo destes dias de debate, julgou-se pertinente dar continuidade à discussão.

Em 2012, o geoturismo voltará a ser debatido em Arouca, com a realização das I Jornadas Nacionais de Geoturismo e a 11.ª Conferência Europeia de Geoparques, ambos as iniciativas a ocorrer em articulação com o desenvolvimento do projeto de criação de um curso de mestrado (segundo ciclo) do consórcio entre as universidades de Aveiro e do Minho.e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Além de reforçar o papel do Arouca Geopark na vanguarda do Geoturismo, este congresso serviu de mote a diversas experiências.

No território Arouca Geopark, foram promovidas visitais guiadas e saídas de campo, onde os participantes ficaram a conhecer os Geossítios emblemáticos de relevância internacional designadamente as “Trilobites Gigantes de Canelas” as “Pedras Parideiras” mas também, a paisagem e a cultura local que tornam esta região tão atrativa.
Para o último dia, e por forma a criar sinergias com dois sítios classificados como Património Mundial, o Arouca Geopark proporcionou uma visita ao Porto e Douro, criando um programa turístico inovador e de excelência na área do Geoturismo na região norte de Portugal.
Com uma excelente organização técnica e uma elevada qualidade científica das numerosas apresentações que fizeram parte dos oito painéis temáticos; com um impecável programa cultural e gastronómico que o acompanhou, este Congresso Internacional ficará como marco, não só da história do Geoturismo, como do Arouca Geopark e a organização da responsabilidade da Associação Geoparque de Arouca e a Câmara Municipal de Arouca, merece o reconhecimento público por ter estruturado um evento de grandeza mundial, que honrou Arouca e tornou o seu território mais conhecido e divulgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário