quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Associações locais uniram-se na organização do desfile

TRADIÇÃO DO CARNAVAL DE VILA VIÇOSA

VOLTOU A SER UM GRANDE ÊXITO



A exemplo do ano transacto, o Carnaval de Vila Viçosa voltou a sair à rua e, com pompa e circunstancia, voltou a ser um sucesso, mesmo sem ter tido a dimensão e projecção de outrora, conseguindo até uma excelente adesão de participantes e muitos entusiastas que, ao longo do trajecto pelas ruas da localidade, aplaudiram com alegria e vivacidade, o corso carnavalesco que desfilou na tarde de Domingo Gordo.



A iniciativa, conforme estava anunciada, foi promovida pelo Centro Social e Cultural de EspiuncaASCE, em parceria com as duas colectividades locais, o Centro Cultural e Recreativo de Vila Viçosa e o Clube de Jovens – CJOV, tendo marcado presença centenas de forasteiros que não deixaram de se congratular pela oportunidade e beleza desta iniciativa carnavalesca, evidenciando o seu contentamento pelo facto da localidade não ter perdido a dinâmica cultural e associativa de outrora.
O Grupo de Bombos “ Cinfães a Rufar “ abriu o desfile com os carros alegóricos e os diversos grupos de mascarados, matrafonas e cabeçudos e, no final do trajecto, na sede do CCR de Vila Viçosa, a animação continuou tarde fora, com o habitual bailarico, ao som do Agrupamento Musical Sondagem.

As três colectividades estão conscientes de que a tarefa de “ ressuscitar “ o Corso Carnavalesco não foi tarefa fácil, mas perante o sucesso conseguido, evidenciam agora orgulhosamente a sua satisfação, com as perspectivas iniciais a ser atingidas com êxito, por isso se espera que toda população de Vila Viçosa volte a estar unida no próximo ano, para que, uma vez mais, se possa reviver o passado, consciente do presente, mas com os olhos postos no futuro e voltar a realizar um grande evento carnavalesco que possa honrar e engrandecer esta localidade arouquense.

João Avelino, dirigente da ASCE, fez um balanço positivo desta iniciativa e, mesmo apontando algumas falhas que sempre acontecem numa organização deste âmbito e desta envergadura, mostrou-se satisfeito com o êxito conseguido, deixando uma palavra de apreço a todos os que participaram, trabalharam e contribuiram, de forma empenhada, para que o cortejo de Carnaval pudesse voltar a sair ás ruas de Vila Viçosa.

Recorde-se que, desde o início da década de noventa, Vila Viçosa protagonizou durante alguns anos, o melhor Carnaval da região, com um desfile carnavalesco que chegou a merecer destaque em toda a imprensa da região e honras televisivas com reportagem da TVI ( há 19 anos – era a estreia da estação em reportagem de exterior ) e o apoio da extinta Região de Turismo da Rota da Luz, na época sedeada em Aveiro.

Aqui fica, para memória futura, um registo de alguns momentos deste desfile de Carnaval de Vila Viçosa 2012 que, mesmo contra o gosto de alguns, não deixa de assinalar aquilo que de bom se vai por cá realizando :
https://picasaweb.google.com/104454747068916768196/CARNAVALDEVILAVICOSA2012?authuser=0&feat=directlink

4 comentários:

  1. Parabéns pelo evento espero que continue nos próximos anos, na década de 90 eu também participei e não participo hoje, porque não estou aí.
    Não deixem morrer o Carnaval.
    Beijinhos,
    Sónia.

    ResponderEliminar
  2. caro jornalista

    A noticia esta bem elaborada só tenho pena que não mostre mais fotos sobre o desfile.
    voçê tem muitas fotos repetidas, e no desfile participaram 11 carros.
    E cada carro um grupo de participantes.
    foram mais de uma centena.

    parabés aos participantes sem eles não havia noticia

    ResponderEliminar
  3. acho que deverias mostrar mais fotos
    essas são muito repetidas este desfile tinha 11 carros alegoricos e mais de 100 participantes, deverias mostrar mais fotos.
    parabens pelo pequeno trabalho

    laura rocha

    ResponderEliminar
  4. Isto sim, são tradições bonitas da nossa terra e da região. Agora, que me perdoem, mas touradas aqui não, por favor. Não queremos essa volência gratuita e sangrenta na nossa terra. Obrigado. Manuel S.

    ResponderEliminar