quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Apoio do programa " Youth in Action " da União Europeia

ASSOCIAÇÃO " SOS RIO PAIVA " LANÇA PROJECTO
 " OS ULTIMO
S ARTESÃOS DO VALE DO PAIVA "



A Associação SOS Rio Paiva viu recentemente aprovado o projecto " Os últimos artesãos do Vale do Paiva", enquadrado no Programa "Youth in Action" da União Europeia, um projecto que se considera ser de grande importância para a região do Vale do Paiva e para a preservação do seu património cultural, nomeadamente dos ofícios tradicionais que infelizmente se têm vindo a perder de forma muito preocupante.
O projecto agora aprovado, abrange os nove municípios ribeirinhos do Vale do Paiva: Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Satão, Sernancelhe e Moimenta da Beira e tem por objectivo a pesquisa e registo de ofícios artesanais tradicionais desta vasta região para a edição de um livro.
Pretende-se, desta forma, dar a conhecer e divulgar os ofícios artesanais, parte importante daquilo que define um povo, que constrói laços sociais e molda uma comunidade.
Apesar de ser cada vez mais difícil encontrar ofícios como os do moleiro, funileiro (latoeiro), cesteiro, tecedeira ou do ferreiro, com a mesma importância que tinham há algum tempo atrás, a entidade promotora do projecto acredita ser possível, através do registo e divulgação destas profissões, inverter esta tendência e encontrar formas de despertar novamente o interesse por estas actividades, importantes para a valorização das comunidades e que, na sua maioria, se baseiam em técnicas “ecológicas” e sustentáveis recorrendo a matéria prima local.
Ao mesmo tempo, a promoção deste património cultural, enriquece o Vale do Paiva e valoriza o nosso rio, contribuindo assim para a sua preservação.
 A Associação " SOS RIO PAIVA " está a apelar a todos os habitantes do Vale do Paiva que enviem informações sobre ofícios tradicionais ainda em uso na região, mas perdidos entre os vales das serras de Leomil, Arada, Freita e Montemuro, para o e-mail: artesaos@riopaiva.org, pelo telefone 925 292 105 ou pelo método mais tradicional: SOS Rio Paiva, Associação de Defesa do Vale do Paiva - Rua Dr. Freitas Carvalho, 43 - 4550-123 Castelo de Paiva, ou directamente o presidente da associação, Sérgio Caetano, atraves do contacto 919077772...