terça-feira, 7 de agosto de 2012

MENSAGEM DE DESPEDIDA QUE A TODOS ENTRISTECE

PADRE JOSÉ PAULO TEIXEIRA
DEIXA A PARÓQUIA DE ESPIUNCA

Caros internautas do blog “Vila Viçosa – Paraíso do Vale do Paiva”!
O senhor administrador deste blog dirigiu-me «um último pedido, em jeito de despedida às gentes desta região do Vale do Paiva, duas palavras apenas…» a propósito da minha saída de pároco da paróquia de Espiunca e das outras cinco (Moldes, Canelas, Janarde, Cabreiros e Albergaria da Serra).
De facto, o senhor Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, precisou de mim para assegurar, com outros padres, a prefeitura do Seminário Maior do Porto, local onde se educam os futuros padres da nossa Diocese do Porto. Nesta prefeitura, encontra-se também incluído o senhor padre Alfredo, antigo pároco de Espiunca.
Podemos dizer, assim, que a paróquia de Espiunca envia dois dos seus párocos para uma das missões mais importantes da Igreja: formar os futuros padres, que serão os pastores do Povo de Deus.
E, por isso, os paroquianos de Espiunca devem dar graças a Deus por se permitirem tão grande abnegação e generosidade! Além de que, o Seminário é sempre o coração da Diocese!
Como escrevi na mensagem que dirigi a todos os meus paroquianos, «sempre vos lembrei que o padre existe por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que exerce o seu ministério em total obediência ao seu Bispo e que está inteiramente ao serviço do povo que o Bispo lhe pede para curar.»
Peço e espero de cada um de vós a fidelidade a Jesus e à Sua Mensagem que, ao serem por nós bem escutados, farão deste Mundo uma melhor Humanidade, mais feliz e convicta, por se saber salva e amada por Deus.

Espiunca, Arouca, 5 de agosto de 2012
Padre José Paulo de Sousa Teixeira

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Apoio do programa " Youth in Action " da União Europeia

ASSOCIAÇÃO " SOS RIO PAIVA " LANÇA PROJECTO
 " OS ULTIMO
S ARTESÃOS DO VALE DO PAIVA "



A Associação SOS Rio Paiva viu recentemente aprovado o projecto " Os últimos artesãos do Vale do Paiva", enquadrado no Programa "Youth in Action" da União Europeia, um projecto que se considera ser de grande importância para a região do Vale do Paiva e para a preservação do seu património cultural, nomeadamente dos ofícios tradicionais que infelizmente se têm vindo a perder de forma muito preocupante.
O projecto agora aprovado, abrange os nove municípios ribeirinhos do Vale do Paiva: Castelo de Paiva, Cinfães, Arouca, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Satão, Sernancelhe e Moimenta da Beira e tem por objectivo a pesquisa e registo de ofícios artesanais tradicionais desta vasta região para a edição de um livro.
Pretende-se, desta forma, dar a conhecer e divulgar os ofícios artesanais, parte importante daquilo que define um povo, que constrói laços sociais e molda uma comunidade.
Apesar de ser cada vez mais difícil encontrar ofícios como os do moleiro, funileiro (latoeiro), cesteiro, tecedeira ou do ferreiro, com a mesma importância que tinham há algum tempo atrás, a entidade promotora do projecto acredita ser possível, através do registo e divulgação destas profissões, inverter esta tendência e encontrar formas de despertar novamente o interesse por estas actividades, importantes para a valorização das comunidades e que, na sua maioria, se baseiam em técnicas “ecológicas” e sustentáveis recorrendo a matéria prima local.
Ao mesmo tempo, a promoção deste património cultural, enriquece o Vale do Paiva e valoriza o nosso rio, contribuindo assim para a sua preservação.
 A Associação " SOS RIO PAIVA " está a apelar a todos os habitantes do Vale do Paiva que enviem informações sobre ofícios tradicionais ainda em uso na região, mas perdidos entre os vales das serras de Leomil, Arada, Freita e Montemuro, para o e-mail: artesaos@riopaiva.org, pelo telefone 925 292 105 ou pelo método mais tradicional: SOS Rio Paiva, Associação de Defesa do Vale do Paiva - Rua Dr. Freitas Carvalho, 43 - 4550-123 Castelo de Paiva, ou directamente o presidente da associação, Sérgio Caetano, atraves do contacto 919077772...